Vai à Senhora da Serra? Siga as recomendações da DGS

Senhora da Serra. Romaria tem lugar a 12 de julho.

As Câmaras de Baião e Santa Marta estão preocupadas com o comportamento dos romeiros e avisam que está vedada a “venda de bens alimentares ou de quaisquer outros”.

As Câmaras de Baião e Santa Marta de Penaguião, em cujos territórios se situa a capela e respetivo adro da Senhora da Serra do Marão, manifestam, em nota à imprensa, a sua preocupação pelo eventual desrespeito das regras de combate à pandemia da Covid-19 por romeiros que ali vão acorrer a 12 de julho, quando se celebra a santa.

“Para além da componente religiosa, esta romaria possui uma vertente de festividade popular. Por norma, atrai muitos cidadãos, que realizam de madrugada uma caminhada para assistir ao nascer do sol no alto da serra”.

Ora, lê-se no texto enviado à comunicação social “no atual contexto, marcado pela pandemia COVID-19, que continua a representar um desafio de saúde pública que as comunidades em geral têm de vencer, as Câmaras Municipais de Baião e de Santa Marta do Penaguião apelam a que todos os cidadãos que pretendam participar nesta festividade sigam as recomendações da Direção Geral de Saúde, nomeadamente: devem assim ser evitados ajuntamentos e aglomerações de pessoas; mantido distanciamento físico e privilegiado o uso de máscara em todos os momentos de contacto interpessoal”.

A nota acrescenta que “as autarquias estão em contacto com o Pároco da Teixeira, Jorge Coutinho, a quem cabe a responsabilidade da celebração religiosa. Esta cerimónia irá seguir as normas de distanciamento social e de reforço de higienização, decretadas pela Direção Geral de Saúde”.

Salientada é também a existência de contactos com os postos territoriais da GNR nos dois concelhos, visto que cabe a estas forças de segurança zelar pelo cumprimento das normas vigentes, bem como que “face ao contexto de pandemia em que nos encontramos, não será permitida a venda de produtos alimentares ou outros na Romaria da Senhora da Serra”.

“O objetivo, finaliza o comunicado das Câmeras de Baião e Santa Marta, é zelar para que a iniciativa decorra de modo ordeiro e seguro e sem comprometer a saúde pública, o que não poderá ser alcançado sem uma atitude responsável e cumpridora por parte dos cidadãos”.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar