Reabilitação da Linha do Tâmega na mira do Plano Nacional de Investimentos

A reabilitação da antiga Linha Ferroviária do Tâmega, entre Livração e Amarante, consta numa lista de projetos prioritários para região “a considerar” pelo Governo no âmbito do próximo Programa Nacional de Investimentos – PNI 2030.

Em resolução publicada na semana passada, no Diário da República, a Assembleia da República recomendou ao atual Governo que “tenha em consideração” as propostas apresentadas por um grupo de trabalho que reuniu para analisar um conjunto de investimentos estratégicos a realizar em várias regiões do país.

O relatório inclui uma série de prioridades reivindicadas pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, nomeadamente a construção de uma nova linha ferroviária entre Felgueiras e Valongo e a reabilitação da antiga Linha Ferroviária do Tâmega.

No plano da rodovia, constam também os projetos de reabilitação da EN320, entre Marco de Canaveses e Cinfães, a ligação entre Castelo de Paiva e Vila Nova de Gaia via A32, a ligação entre Baião e a Ponte da Ermida e a modernização da Autoestrada Fluvial do Douro.

Em comunicado, a CIM do Tâmega e Sousa sublinha que as suas “reivindicações foram reconhecidas pela Assembleia da República” na sequência da consulta pública que decorreu em abril passado e onde se fez representar pelo primeiro-secretário, Telmo Pinto.

A instituição relembra, ainda, que estas prioridades se vêm juntar a uma série de outras intervenções já inscritas no PNI 2030 para a região do Tâmega e Sousa, nos eixos da mobilidade e transportes públicos, rodovia, ferrovia e energia.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar