Ouro paralímpico para Vila Meã

Seleção Nacional de Goalball. João Macedo, fila da frente, à direita. Imagem cortesia do Comité Paralímpico de Portugal

O atleta paralímpico João Macedo, natural de Vila Meã, arrecadou uma medalha de ouro na modalidade de goalball nos Jogos Europeus da Juventude do Comité Paralímpico Europeu – EPC, que decorreram na Finlândia, na semana passada.

O feito ocorreu no domingo, dia 30 de junho, no decorrer da final da modalidade que opôs a equipa portuguesa à Alemanha e que acabou com o resultado de 5×2 favorável a Portugal.

João Macedo, de 22 anos de idade, revelou à Amarante Magazine que a vitória teve um “sabor especial” para os portugueses pois já teriam defrontado a mesma equipa, em 2017, com o resultado favorável aos alemães.

“Nesse jogo Portugal estava a ganhar ao intervalo, mas na segunda parte fomos por água abaixo”, relembra o atleta que integra a seleção nacional de goalball há cerca de três anos. Atualmente, João é atleta do F.C Porto, onde joga há duas épocas, mas revelou já foi campeão nacional de goalball pelo Sporting C.P.

À Amarante Magazine explicou que nasceu com problemas de imparidade visual, mas que aos 12 anos de idade sofreu um deslocamento de retina. O caso afetou profundamente a sua capacidade de visão ao ponto de ter que aprender Braille e informática adaptada para poder completar o ensino obrigatório.

João Macedo, de Vila Meã, com a medalha de ouro e troféu conquistados nos Jogos Europeus da Juventude – imagem cortesia de Rúben Leonel

Acrescentou que está,atualmente, num intervalo dos seus estudos superiores e que vai ajudando no supermercado do pai, em Vila Meã, mas que regressará à faculdade “sem dúvidas” no início do próximo ano letivo para seguir Letras e Humanidades.

“Só me falta saber qual a Universidade, pois pretendo fazer o curso em regime noturno”, adiantou.

A modalidade de goalball tem raízes nos finais da II Guerra Mundial, quando foi criada para permitir a prática desportiva a veteranos de guerra visualmente incapacitados. O jogo é feito entre duas equipas de três elementos cada, que tentam marcar golos na baliza oponente com uma bola equipada com campainhas.

A seleção de 31 atletas que representou Portugal na edição deste ano do dos Jogos Europeus da Juventude do EPC arrecadou 11 medalhas, sete delas no último dia do evento. A competição decorreu na cidade finlandesa de Pajulahti, entre 25 e 30 de junho.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar