Efeméride – Amadeo Souza-Cardoso

A 14 de novembro de 1887 nascia na freguesia de Mancelos, Amarante, Amadeo de Souza-Cardoso, filho do vinhateiro e agricultor José Emygdio de Sousa Cardoso e de Emília Cândida Ferreira Cardoso.

Após concluir a educação liceal, em Coimbra, ruma a Paris, instalando-se no bairro de Montparnasse, na altura o centro do mundo das artes na Europa.

Estuda Arquitetura, em parte para satisfazer as expetativas familiares, mas perde o interesse na disciplina e começa a dedicar-se à caricatura. Na capital francesa convive com artistas da época, nomeadamente Amedeo Modigliani, com quem chega a fazer uma exposição.

No início da I Guerra Mundial, regressa a Portugal e casa-se com Lucie Perotto, instalando-se em Manhufe, numa casa construída pelo pai. Organiza várias exposições, em Lisboa e no Porto e colabora com Almada Negreiros em projetos editoriais.

A sua saúde degrada-se em 1918, primeiro com uma doença de pele e, mais tarde, contrai a Gripe Espanhola. Faleceu a 25 de outubro desse mesmo ano, vítima da epidemia.

A sua obra, de cariz modernista, destaca-se pela sua qualidade e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar