Cercimarante recebe visita de projeto sobre saúde oral

A Cercimarante recebeu, recentemente, a visita do projeto “Dr. Risadas” promovido pela Organização Não-Governamental “Mundo a Sorrir”, em parceria com a Entrajuda e que arrecadou o prémio BPI Capacitar 2018.

Segundo comunicado da instituição, o objetivo da visita foi o de impulsionar a saúde oral, os estilos de vida saudáveis e o acompanhamento médico-dentário continuado a pessoas com necessidades especiais.

Assim, a médica dentista e voluntária da “Mundo a Sorrir”, Catarina Vítor, esteve no Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.), onde, da parte da manhã, realizou três ações de capacitação sobre cuidados de higiene oral e estilos de vida saudáveis.

Uma das ações destinou-se a tutores/representantes legais dos clientes, onde todos tiveram a oportunidade de também esclarecer dúvidas. As outras duas ações destinaram-se aos clientes e colaboradores.

Das 13h30 às 14h00, a médica dentista esteve no Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP), onde, igualmente, ministrou uma ação de capacitação para clientes, formandos e colaboradores deste Serviço.

À tarde, novamente no C.A.O., Catarina Vítor efetuou rastreios dentários a um grupo de clientes, onde diagnosticou algumas patologias orais. No final, foram oferecidos, a esses clientes, um dentífrico e uma escova de dentes.

Futuramente, poderão vir a ser realizados tratamentos dentários gratuitos, previamente diagnosticadas nos rastreios.

As pessoas com necessidades especiais apresentam desvios no padrão de normalidade da sua condição física, mental, orgânica e/ou social e, por terem incapacidades motoras e/ou cognitivas, manifestam uma incapacidade de executar a sua higiene oral de modo satisfatório. Esta situação leva a que, muitas vezes, apresentem uma alta prevalência de patologias orais.

Por isso, a “Mundo a Sorrir”, através do projeto “Dr. Risadas”, pretende reduzir as doenças mais prevalentes na cavidade oral das pessoas com Necessidades de Saúde Especiais (NSE), proporcionando melhores cuidados preventivos e melhor acessibilidade a cuidados de saúde.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar