Caminho de Torres vai passar pelo concelho de Baião

Decorreu no passado sábado, 7 de dezembro, no Centro de Relação Comunitária da Teixeira, uma ação de sensibilização sobre o Caminho de Torres, que integra os Caminhos de Santiago.

O caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela vai passar por Baião, nomeadamente na Teixeira, Teixeiró, Gestaçô e Loivos do Monte.

Na apresentação esteve presente Paulo Fernandes, responsável científico pela definição do trajeto, que sensibilizou a comunidade para a importância deste caminho e para o apoio que a comunidade local poderá, eventualmente, vir a dar aos peregrinos que por ali passarem, acolhendo-os e monitorizando-os.

O projeto é liderado pela CIM do Tâmega e Sousa, e co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), em parceria com as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave, do Cávado e do Douro, e tem como objetivos “proceder ao levantamento, do ponto de vista histórico e geográfico, à intervenção, e à valorização de parte do traçado do Caminho de Torres ,ou seja, os cerca de 230 quilómetros correspondentes à extensão do território de influência das cinco comunidades intermunicipais parceiras”.

O Caminho de Torres é um dos quatro trajetos do Caminho Português de Santiago, atravessando três concelhos da Região Centro (Almeida, Pinhel e Trancoso) e 16 da região Norte– Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego, Peso da Régua e Mesão Frio (CIM do Douro), Baião, Amarante e Felgueiras (CIM do Tâmega e Sousa), Guimarães e Fafe (CIM do Ave), Braga e Vila Verde (CIM do Cávado), e Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença do Minho (CIM do Alto Minho).

Em representação da Câmara Municipal de Baião esteve a vereadora da Cultura, Anabela Cardoso, acompanhada pelo presidente da União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró, Jorge Rodrigues, que para além de dar as boas vindas aos presentes, salientou a importância religiosa cultural e turística que o novo trajeto trará para o concelho de Baião.

Durante a apresentação foi possível ouvir vários peregrinos a relatarem vivências e histórias relacionadas com as suas viagens.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar