5º Concurso de Fotografia “Ilustre Amarantino” já tem vencedores

A organização do Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino anunciou os vencedores da quinta edição do evento, embora, devido ao Estado de Calamidade e às medidas restritivas decretadas pelo Governo, não tenha ainda definido uma data para a realização da Cerimónia de entrega dos prémios e inauguração da respetiva exposição, composta pelas obras premiadas, num total de 18.

Tendo, este ano, como referência o “ilustre amarantino” António Carneiro, o Júri do Concurso, constituído por António Pinto (Presidente), Francisco Piqueiro, José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto, atribuiu três prémios e três menções honrosas:

1° PRÉMIO: António Alves Tedim
2° PRÉMIO: Abílio Jorge de Sousa Mendes
3° PRÉMIO: António José dos Santos Cunha
MENÇÃO HONROSA: Carlos Elísio Vasconcelos Silva
MENÇÃO HONROSA: Jorge Simão Pereira Brito Meira
MENÇÃO HONROSA: Valter Bruno do Vale Coelho

O Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino é organizado pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e pelo Café Bar S. Gonçalo (“Café com História”), com o apoio do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e do Centro Cultural de Amarante e de algumas empresas.

António Carneiro, Ilustre Amarantino

António Carneiro, pintor e desenhador eminente, nasceu na freguesia de S. Gonçalo em 16 de setembro de 1872 e faleceu em 31 de março de 1930.  Fez o curso da Escola de Belas Artes do Porto e da Academia Julien, de Paris, onde foi discípulo de Benjamim Constant e J. Paul Laurens.

Deixou uma vastíssima obra que o afirmou como um dos maiores pintores portugueses do seu tempo. Ficaram célebres os seus retratos a sanguínea, que fez tomando como modelo os vultos mais representativos da intelectualidade portuguesa da época. Aguarelista de larga técnica de mancha, pintor de óleo pujante e conhecedor de todos os segredos da técnica, deixou quadros magníficos e decorações soberbas, como a do teto da sala de leitura

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar