Amarantino Valter Cardoso “navega” José Paula no Rali das Canárias

Valter Cardoso é, provavelmente, na atualidade, o mais experiente e requisitado navegador português.

É, provavelmente, o mais experiente e requisitado navegador português da atualidade, disputando provas quer de todo-o-terreno, quer de ralis. Entre 26 e 28 de novembro, “navega” José Paula no Rali das Canárias.

O amarantino Valter Cardoso dá mais um passo na sua carreira de navegador, ao participar, no próximo fim de semana, no Rally Islas Canarias, uma prova que conta com cerca de 100 inscritos, 44 equipas internacionais, de 20 nacionalidades, e um total de 40 carros da categoria R5. A prova decorre de 26 a 28 de novembro, em Las Palmas de Gran Canaria.

Esta é a segunda prova do Campeonato Europeu que Cardoso faz a co-pilotar o açoriano José Paula. A primeira foi no Rally Fafe Montelongo, em outubro passado. Tal como em Fafe, a equipa vai disputar a prova num Peugeot 208 T16 R5.

Questionado sobre quais os objetivos para o rali, Valter Cardoso afirmou que “sendo um rali exigente, quer em termos de percurso, com estradas estreitas que podem conter muitas ratoeiras, ou a nível das condições climatéricas, que variam consoante o local da ilha, o que dificulta a escolha apropriada dos pneus, os objetivos passam por terminar a prova e, ao mesmo tempo, divertirmo-nos”.

Valter Cardoso é, provavelmente, na atualidade, o mais experiente e requisitado dos navegadores portugueses, disputando provas com os mais variados pilotos, seja em todo-o-terreno ou em ralis. Ao que disse a AMARANTE MAGAZINE antes da partida para as Canárias, cada prova é única e carece de uma preparação própria. No caso desta, em concreto, o trabalho começou ainda em solo português, mais propriamente em casa, “visto que as passagens de reconhecimentos são limitadas a duas em cada especial de classificação, e é necessário assistir previamente aos vídeos das especiais que a organização facultou. Parto para a ilha com um trabalho de casa feito arduamente, o que me deixa muito confiante”, disse.

E continuou: “Visto que vamos para um local onde nunca estivemos antes, é necessária uma elaboração mais aprofundada, um sentido de orientação especial, uma preparação de mapas, de roadbooks e de planificação dos reconhecimentos muito diferente de outras provas. É um rali que requer uma preparação mesmo especial. Quero dar nota, também, que a preparação a nível de afinações no carro de corrida será feito na ilha na sessão de testes privados que a equipa tem previsto realizar”.

O Rali das Canárias conta para o FIA Rally Champion, para o Campeonato de Espanha de Ralis de asfalto (CERA) e para o Super-Campeonato de Espanha de Ralis (S-CER).

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