> Evento terá lugar entre 8 e 23 de novembro.
O Festival de Música Antiga de Amarante (FMAA) organizado pelo Centro Cultural de Amarante (CCA) Maria Amélia Laranjeira, está de volta para a sua 4ª edição.
De acordo com nota de imprensa do CCA, “a decorrer entre 8 e 22 de novembro, pretende renovar os objetivos traçados desde a primeira edição, apresentando intérpretes de nível internacional, músicos portugueses em destaque e a valorização dos monumentos históricos do concelho e da região, através da música”.
Cada concerto, acrescenta-se, é uma oportunidade para o público conhecer a riqueza arquitetónica das igrejas e espaços que acolhem estes eventos. Destacam-se, na cidade de Amarante, o Solar dos Magalhães, um edifício setecentista e emblemático para a cidade, a Igreja da Misericórdia de Amarante e o Centro Cultural de Amarante.
A implementação do festival na região do Tâmega e Sousa, é uma aposta estratégica do FMAA. O esforço na descentralização da oferta cultural pelos territórios, leva o evento à Igreja de Santa Maria de Sobretâmega, no Marco de Canaveses, bem como ao Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.
A edição de 2025, do FMAA apresenta quatro concertos com características e repertórios diversificados, desde o séc. XVI ao séc. XVIII, partindo de instrumentos da época, passando pela voz, celebrando um património artístico e cultural com características singulares. É apresentado ainda um espaço de reflexão e debate, em torno da investigação, projetando assim uma palestra dedicada à temática – DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA MÚSICA ANTIGA NO SÉC. XXI.
Será ainda promovido um workshop denominado “Contos Dançados”, direcionado ao público mais novo – crianças, e famílias.

