Stay to Talk: “Conferências Andantes” começam com Amadeo, a 26 de setembro

Amadeo de Souza-Cardoso será tema da primeira Conferência.

O Stay to Talk – Instituto de Imersão Cultural vai realizar três “Conferências Andantes” inseridas na divulgação do seu produto turístico-pedagógico “Na Rota dos Artistas: à procura do belo” que visa perpetuar a memória de algumas figuras ilustres e dos respetivos territórios. A primeira Conferência será sobre Amadeo.

Com este produto, o Stay To Talk convida os visitantes nacionais e/ou estrangeiros a percorrerem um itinerário temático, partindo à descoberta do património material e imaterial no norte de Portugal, desafiado-os a experimentar, com os locais, a vida e obra de artistas que tiveram origem e/ou passagem significativa por Amarante. Quem fizer a rota conhecerá de perto os artistas, os seus lugares de eleição, algumas histórias e vivências que em tempos os ligaram e que deram o mote à designada Geração de Ouro de Amarante. 

A primeira de três Conferências Andantes acontece aquando a celebração das Jornadas Europeias do Património 2020, cujo tema é Património e Educação. Assim, no dia 26 de setembro, será homenageado o pintor modernista, Amadeo de Souza-Cardoso e respetivos lugares como Manhufe e Amarante. Naquela data, o dia começa com uma caminhada por terras berço do artista (limitada a 15 participantes) entre a Capela de São Sebastião (Manhufe) e a Igreja de São Martinho de Mancelos, onde foi batizado. À tarde, por volta das 18h, é possível voltar a acompanhar esta iniciativa através de uma conferência na Casa da Granja, em Amarante, limitada a 10 participantes, ou assistindo online, via streaming. O momento contará com Luís Damásio autor do livro-tese “Amadeo, vida, obra” (2018), Filipa Iglésias, que falará da presença do Património Cultural Imaterial na obra do artista e  Marta Sousa, atual colaboradora do Stay to Talk, que falará da Rota dos Artistas e da viagem entre dois Municípios: Porto-Amarante.

Ao vivo, para 10 pessoas, ou online, é possível “participar” na Conferência sobre Amadeo, que terá lugar na Casa da Granja

segunda Conferência Andante terá lugar a 24 de outubro e homenageará uma figura marco da literatura portuguesa: Agustina Bessa-Luís. O dia começa junto à estação de caminho de ferro de Vila Meã, para uma caminhada, tendo lugar à tarde uma conferência, no Mosteiro de Travanca, monumento que inspirou a escritora a na sua obra O Mosteiro. O painel contará com o Hugo Martins que apresentará uma reflexão baseada no confronto direto entre a arquitetura e a literatura, abordando Agustina Bessa-Luís e a casa do Paço, que surge na sua obra “A sibila” e que resultou da sua dissertação mestrado integrado em Arquitetura. Contará também com Marta Sousa, colaboradora do Stay to Talk, que abordará a Rota dos Artistas e a viagem entre dois Municípios: Porto-Amarante.

A terceira Conferência Andante acontecerá no dia 7 de novembro, tendo Teixeira de Pascoaes será como “anfitrião”, outra figura ilustre das letras em Portugal e que muito se inspirou nas paisagens da Serra do Marão. O encontro com o escritor acontecerá logo pela manhã através de uma caminhada em Amarante e à tarde pelas 18h através de uma conferência em Casa de Pascoaes, em Gatão, morada da alma e de memória deste vulto. Este momento contará com Renato Epifánio, que abordará o poeta através da Revista Nova Águia, nomeadamente o nº 4 totalmente a si dedicada; contará também com Sílvia Quintino especialista em Estudos em Literatura e Turismo e Marta Sousa, atual colaboradora do Stay to Talk, que nos falará da Rota dos Artistas e a viagem entre dois Municípios Porto-Amarante.

Considerando que o Stay To Talk Instituto é uma instituição privada de impacto social, que atua na área do Turismo Sustentável e que desafia os visitantes a sentirem os recantos de Portugal através de experiências de imersão cultural e de aprendizagem de Língua e de Cultura Portuguesa, o lançamento oficial desta Rota Temática será mais uma ferramenta para, com os locais, construir itinerários que têm o propósito de oferecer uma alternativa inteligente de visita fundada na originalidade e autenticidade do destino.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar