Margens do Ovelha vão ser limpas por voluntários

Rio Ovelha - Paulo Alexandre Teixeira © 2010

No próximo dia 20, domingo, vai-se realizar uma ação de limpeza das margens do Rio Ovelha no âmbito de um projeto que visa a preservação do património natural da região, anunciou a organização ambiental AARO.

A atividade arranca pelas 09h00, junto à Ponte de Arco, entre o Marco de Canaveses e Amarante, onde o arqueólogo Luís Sousa estará presente para falar sobre aquela obra do Românico.

Esta ponte de um único arco de grandes dimensões foi considerada como Imóvel de Interesse Público em 1982 e está integrada na Rota do Românico a partir de 2010. Atualmente, encontra-se em obras no âmbito de um projeto de conservação e salvaguarda da estrutura.

Segundo a Associação dos Amigos do Rio Ovelha – AARO, esta iniciativa pretende “chamar a atenção para a preservação de um património natural, os rios, convidando as populações locais a participarem na limpeza com o intuito de as levar a valorizar e aproximar de um bem comum, com tanta riqueza natural e histórica”.

O evento integra o “Dia de Ação Comum Pela Natureza”, uma iniciativa acordada entre diversas entitidades ambientais que dedicarão um dia a promover atividades de defesa, conservação e preservação da Natureza.

A ação de limpeza das margens do Rio Ovelha decorrerá entre as 09h30 e as 12h30, após a qual os voluntários se reunirão com a organização para participar num almoço convívio.

A participação no projeto é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória até ao dia 17 de outubro.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar