Está aberta a edição de 2021 do concurso de fotografia Ilustre Amarantino

Largo Conselheiro António Cândido, em Amarante (Foto AM).

A Organização do 6.º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2021 – Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e Café Bar – colocou ao dispor de todos os interessados e amantes da fotografia o regulamento e a ficha de inscrição/ficha técnica da sexta edição do concurso, que tem como objetivo promover a arte fotográfica, Amarante e uma personalidade amarantina. Nesta edição, o ilustre amarantino que servirá de inspiração a todos os participantes é o Conselheiro António Cândido.

Este ilustre amarantino nasceu em Amarante, na freguesia de Candemil, a 29 de março de 1850, filho de Ana Joaquina Ribeiro e do padre José Joaquim da Costa Pinheiro, que só assumiu a paternidade, legalmente, por testamento feito emCandemil a 2 de novembro de 1878. 

António Cândido foi uma das maiores e incontornáveis personalidades do panorama literário e político de âmbito nacional. Depois de Vieira, viria a ser considerado o maior orador sagrado pelos seus contemporâneos. Morreu na tarde de 24 de outubro de 1922 na sua casa de Candemil, ficando conhecido em todo o país, pelo punho de Camilo, com o feliz ápodo de “Águia do Marão”.

Cenários inspiradores

Tal como nos anos anteriores, foram definidos três cenários diferentes, tendo sempre como referência António Cândido:

Casa de “Águia do Marão”:

António Cândido Ribeiro da Costa nasceu em Amarante, na freguesia de Candemil a 29 de março de 1850.

A freguesia de Candemil é uma das 26 freguesias do concelho de Amarante e fica localizada nas abas da serra do Marão entre a união de freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei; Várzea; Ansiães e o concelho de Baião.

Na rua da Igreja, em Candemil, situa-se a casa de António Cândido, onde morreu na tarde de 24 de outubro de 1922 ficando conhecido em todo o país, pelo punho de Camilo, com o feliz ápodo de “Águia do Marão”.

Este cenário tem como foco a casa de António Cândido – Casa de “Águia do Marão”. 

A fotografia a concurso deverá conter a casa de António Cândido ou parte dela, podendo ser enquadrada na paisagem envolvente.

Coordenadas GPS: Latitude: 41.246967, Longitude: -7.966508

O primeiro cenário a fotografar será a Casa de “Águia do Marão”, em Candemil, Amarante.

Largo Conselheiro António Cândido:

O Largo Conselheiro António Cândido situa-se no centro da cidade de Amarante.

Na sessão de Câmara de 1 de outubro de 1892, foi aprovada por unanimidade a proposta de que fosse atribuído ao Largo do Arquinho o nome do benemérito concidadão, António Cândido, para memória eterna de gratidão do município. 

No Largo Conselheiro António Cândido, um dos mais emblemáticos locais da cidade, foi erigida a sua estátua em bronze, obra da autoria do escultor Henrique Moreira. 

Este cenário tem como foco a estátua do Conselheiro António Cândido. 

A fotografia a concurso deverá conter o Largo Conselheiro António Cândido ou parte dele.

O segundo cenário a fotografar será o Largo Conselheiro António Cândido.

Criativo:

Ficará ao critério de cada participante o local escolhido, tendo sempre como base de inspiração o Conselheiro António Cândido.

Este terceiro cenário apela à criatividade de cada artista.

Cada participante neste concurso terá obrigatoriamente que apresentar 3 fotografias, uma por cada cenário definido e identificado. As imagens terão de ser a preto e branco.

O júri, composto por profissionais qualificados na área da fotografia e imagem, receberá as fotografias a concurso até às 24:00 (UTC /TMG) do dia 15 de março de 2021, os envios após esta data/hora já não serão aceites. Das obras fotográficas selecionadas, será elaborado um catálogo impresso, assim como uma exposição itinerante que irá estar patente em diversos locais, em Portugal e no Estrangeiro

O 6º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino 2021 tem o apoio de várias entidades – gallodesigners, CSP publicidade, Gráfica do Norte, Centro Cultural de Amarante, Loja das Molduras-Estúdio Fotográfico, Vinho Verde fregim da Casa da Capela e Naturpassion. O seu regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em: www.facebook.com/eduardoteixeirapinto, www.facebook.com/ufamarante, www.facebook.com/cafebar.s.goncalo e ilustreamarantino@gmail.com

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar