Casa da Juventude de Amarante desenvolve projeto contra violência e abuso de género

Casa da Juventude de Amarante vai desenvolver projeto contra a violência de género (Foto: Karolina Grabowska)

O Projeto “Adults Education against Abuses of Power” é uma Parceria Estratégica para a Educação de Adultos, financiada pelo Programa Erasmus+ da EU, que pretende combater o abuso de poder e de género e a violência, por meio da aquisição e disseminação de diversas ferramentas, melhores práticas e conhecimentos que permitem enfrentar e superar situações de vulnerabilidade, em diferentes ambientes. Este projeto é liderado pelo Aventura Marão Clube (Portugal) e envolve ainda parceiros de Espanha, Itália, Chipre e Polónia.

O Aventura Marão Clube (AMC) viu, recentemente, aprovada uma parceria estratégica na área da Educação de adultos, no âmbito do Programa Erasmus+ Educação e Formação. Este projeto envolve ainda as seguintes organizações parceiras: Permacultura Cantabria (Espanha), CARDET (Chipre), ORIEL (Itália) e OSO (Polónia) e terá a duração de dois anos (dezembro 2020 a dezembro 2022).

Ao longo do projeto serão desenvolvidas diversas atividades (reuniões transnacionais, visitas participativas e atividades de formação) de modo a conseguirem-se alcançar os seguintes objetivos: 1) Intercâmbio das melhores práticas para combater a violência e o abuso de género entre mulheres adultas; 2) Obter novas ferramentas e metodologias para combater a violência de género; 3)Aumentar o nível de consciência sobre o abuso de poder vivido por mulheres adultas; 4) Fortalecer alianças a nível regional, nacional e europeu com entidades que lutam para combater a violência e o abuso de genero.

O pontapé de saída do projeto foi dado no passado dia 23 de dezembro 2020 com uma reunião virtual de apresentação dos parceiros, objetivos, atividades e calendário previsto e, finalmente, para harmonizar todas as questões de gestão e implementação do projeto (tarefas, responsabilidades, orçamento, etc.).

O porquê do projeto

A violência e o abuso de género sempre existiram na história da humanidade, mas durante a última década este problema cresceu perigosamente e ganhou visibilidade: em breve poderá tornar-se uma das questões mais importantes da sociedade moderna e precisará ser tratada em conformidade. Infelizmente, com o desenvolvimento das novas tecnologias e as mudanças sociais e demográficas, este problema também está a evoluir para novas formas e desafios que raramente ou nunca foram vistos antes. Este enquadramento impulsionou a nossa Parceria Estratégica a procurar novas formas e opções para dar resposta de maneira adequada a estes novos desafios.

O abuso relacionado ao género não deve ser aceite nem tolerado em nenhuma das formas que pode aparecer. Seja ela física, emocional, financeira, discriminatória, sexual, psicológica, doméstica ou qualquer outro tipo de violência pessoal ou interpessoal, os abusos precisam de ser combatidos com todas as forças que puderem ser reunidas.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar