Baião: Câmara coloca lâmpadas led em todo o concelho

Estão a ser instaladas lâmpadas led em todo o concelho de Baião

“O Município de Baião tem em curso a modernização do sistema de iluminação pública de todo o concelho, por via da colocação de 7.452 luminárias com tecnologia LED”, anunciou a autarquia em nota dirigida aos média.

Deste investimento, salienta-se, resultam duas grandes vantagens. “Em primeiro lugar, prevê-se uma redução do consumo de energia na ordem dos 60 por cento, o que vai reduzir as emissões de CO2 para o ambiente a partir de Baião. Por outro lado, haverá uma poupança com o custo da iluminação pública, estimando-se uma redução na ordem dos 200 mil euros anuais na fatura energética”.

De acordo com o Município baionense, a empreitada de substituição da iluminação pública representa um investimento de 1 milhão e 213 mil euros e deverá ficar finalizada até ao final do ano. O investimento resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, que concede uma subvenção de 770 mil euros. Contudo, trata-se de uma subvenção reembolsável, que terá de ser amortizada pela Câmara Municipal de Baião no prazo de sete anos.

Para a realização do restante investimento a autarquia tem o apoio Banco Europeu de Investimento, que atribuiu um empréstimo em condições mais favoráveis.

“Graças à poupança que vai ser possível alcançar pela diminuição do consumo de energia elétrica, é expectável que, ao longo de 7 anos, a redução de custos permita pagar uma boa parte da verba a reembolsar pela autarquia no âmbito da candidatura”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

O autarca afirmou também que “o valor economizado é significativo”, mas igualmente importante é a “poupança ambiental, já que estamos empenhados em tornar o concelho de Baião cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.

Na informação que dirigiu à imprensa, a Câmara Municipal de Baião assinala que tem realizado um investimento gradual na área de eficiência energética, lembrando que em 2014 implementou medidas para tornar os Pavilhões Desportivos e a Piscina Coberta mais sustentáveis.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar