“M de… Amor”: Uma história de dor e processo de superação da escritora Liliana B. Mendes

Liliana Mendes (Foto de Mediamarco)

Obra relata a perda de uma filha em plena pandemia. “M de… Amor” é dor e desespero, esperança e felicidade, perda e escuridão, alegria e Amor… sentimentos que vivem dentro de todos nós.

É desta forma que Liliana B. Mendes, escritora de Marco de Canaveses, descreve a sua primeira obra publicada. Este livro, escrito em confinamento e editado pela Chiado Books, é o testemunho de uma mãe obrigada a interromper gravidez em abril, em plena pandemia. É o relato da destruição de um sonho familiar e de uma dor amplificada pelos medos e constrangimentos provocados por uma nova doença que assaltou as vidas de todos e que obrigou ao afastamento físico.

Nas palavras da autora, o impulso para começar a escrever este livro “obedeceu apenas ao desejo de libertar os sentimentos que estava a viver para os poder compreender”.

Terminado o processo de escrita, e após ler as próprias palavras, sentiu que o objetivo inicial estava cumprido. No entanto, a história não podia terminar ali e, assim, a exteriorização de sentimentos evoluiu para uma forma de luta contra o sofrimento isolado.

“Quando me apercebi que, tal como eu e a minha família, muitas outras mulheres e famílias viveram e vivem a realidade que transforma os sonhos e esperanças em tristeza e dor, entendi o que tinha de fazer a seguir”, explica Liliana Mendes.

A publicação do livro “M de… Amor” é como um segundo parto mas, contrariamente ao primeiro, cruel e doloroso, este é feliz. “É a partilha da Margarida com o mundo, na esperança que, de alguma forma, num qualquer lugar no tempo, alguém, ao ler o que escrevi, se sinta menos sozinho. Se isso acontecer, fez todo o sentido”, afirma.

Esta é a história da Liliana e da Margarida, que se sentiram e que já não podem estar juntas. Mas é também a história de muitas mais. Muitas mães e filhos que a vida e morte separaram fisicamente mas nunca no coração nem na lembrança.

Liliana B. Mendes nasceu em 1975, no Marco de Canaveses, onde cresceu e estudou até ir para a universidade. Licenciou-se em Educação de Infância, sendo essa a sua profissão atual. É casada e tem um filho. Gosta de ler, viajar e de hóquei em patins! Música também é uma grande paixão da autora, que muitas vezes usa como desculpa para viajar. Esta é a sua primeira obra e vem concretizar um sonho antigo.

O livro já está disponível nas livrarias online.

PUB.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar